sábado, 2 de novembro de 2019

Quando a Escuridão não Passa



Quando a escuridão não passa: vivendo com esperança em Deus em meio à depressão
Autor: John Piper
Editora: Vida Nova
Ano: 2019

O alento que você precisava na hora difícil


     Trago agora um livro sobre depressão que você deve ler, estando ou não vivendo dias maus. O inspirado autor John Piper traz uma obra pequena, mas de grande valor. Ela consegue proporcionar algo muito próximo a um abraço, ou a um sussurro de quem diz: vai ficar tudo bem.
     O livro é introduzido pelo que o autor chama de "a luta pela alegria". Ele mostra que esse estado está além da mera sensação de se estar feliz: é literalmente algo pelo que devemos lutar.
     Em seguida, somos apresentados à "escuridão da melancolia".
"A doença chamada melancolia se encontra formalmente no estado de espírito, cuja indisposição o incapacita para o trabalho, uma vez que influencia a imaginação, o entendimento, a memória e as afeições; portanto, por meio dessa indisposição a faculdade de pensar se encontra doente e se torna como um olho inflamado ou um pé torcido ou destroncado, incapacitada para um funcionamento adequado." (p. 24)
     Vemos que não estamos nem perdidos nem sozinhos enquanto aguardamos na escuridão.
"Nossa fé tem altos e baixos. Ela tem níveis. Mas nossa segurança não desce nem sobe." (p. 38)
     Temos que assumir uma posição ativa na luta contra a depressão. Não podemos simplesmente nos deixar levar, caso contrário seremos destruídos. Temos que dissipar as trevas, e fazemos isso quando lutamos pela alegria, compartilhamos nossa fé e nos doamos.
     A leitura é excelente, leve e proveitosa. Haverá momentos em que a escuridão permanecerá, mas certamente podemos viver com esperança em Deus, até tudo passar.


PING-PONG

Como o livro me achou: Veio na mesma leva do livro anterior, A depressão de Spurgeon. Mas este acertou o alvo e cumpriu o propósito para o qual foi enviado.

Discutindo o título: O autor deixa claro duas coisas: uma que o cristão passará por momentos de escuridão; e outra que essa escuridão, às vezes, demora a passar. Mesmo assim, é possível ter esperança no médico das almas, pois Ele tem planos e dias melhores para todos nós.

Um Pró: Livro pequeno, portátil, de fácil leitura. Ótimo para se presentear, com uma linguagem acessível a cristãos maduros ou mesmo a descrentes.

Um Contra: Um problema que não só eu, mas outra leitora também detectou, foi a finalização dos capítulos. Estes, muitas vezes, acabaram no ar. Faltou aquela última frase para arrematar o capítulo com algo marcante ou sintetizador.

Um Diferencial: Acho que o autor conseguiu abordar muitos temas relevantes em suas poucas páginas. Essa é uma proeza de poucos, pois a maioria precisa de muitas palavras para tratar satisfatoriamente um assunto. John Piper, no entanto, conseguiu  abordar os temas de forma direta.

Uma Lição: Pontuo até duas. Primeira, alegrar-nos é uma ordem, não um sentimento. Sempre li o versículo "alegrem-se sempre" como algo do tipo: "o que há? Bota um sorriso nesse rosto aí, você tem muitos motivos para se alegrar". Mas percebi que a alegria é uma escolha, é um estado de quem se propõe a vencer a melancolia e se concentra em Deus. E a segunda lição é que há um versículo que ensina como dissipar a escuridão na nossa vida: nos dedicarmos ao próximo.
"Se saciares ao faminto e satisfazeres o desejo do aflito, a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia" (Isaías 58:10).
Quer um conselho mais prático do que esse?

Livro muito bom mesmo, este eu recomendo!