domingo, 8 de dezembro de 2019

Deixe-me apresentar você



Deixe-me apresentar você: descubra sua verdadeira identidade
Autora: Talitha Pereira
Editora: Vida
Ano: 2019


Uma mostra de como somos especiais


     Nessa obra, Talitha nos traz uma visão sobre a identidade das mulheres aos olhos de Deus. Ela nos apresenta essa identidade para ser compreendida, aceita e celebrada. Mostra como devemos lidar com as nossas expectativas, a fim de que nos libertemos das comparações e do ideal de perfeição. Apresenta a nossa singularidade como criatura única e especial de Deus. Aponta-nos a importância dos pensamentos que temos a nosso respeito, e a vitória que devemos ter com relação à autodepreciação e à autopiedade. Leva-nos a tomar atitudes de transformação, sempre focadas em Deus. Mostra o nosso potencial de excelência e a luta para alcançarmos esse potencial. E fala sobre a essência do propósito, da humildade e do Reino que devemos ter.
    Com uma linguagem bem-humorada e várias referências bíblicas para fundamentar seu texto, o livro é bastante inspirador e encorajador. Depois da distorção da nossa imagem feita pelo mundo, ler sobre nós sob a ótica de Deus se torna mais do que importante, é necessário.


PING-PONG

Como o livro me achou: no congresso de mulheres Shine da Igreja Bíblica da Paz, a preletora e autora Talitha estava lá, simpaticíssima, encantando-nos com seu jeito de falar e, agora, também de escrever.

Discutindo o título: o livro parte da premissa (verdadeira) de que nós não nos conhecemos. Sim, sabemos nosso nome, nossos gostos e sonhos, mas muitas vezes deixamos de descobrir os sonhos de Deus sobre nós, sua visão e como Ele nos vê, o que, no fim, é aquilo que mais importa. 

Um Pró: a linguagem bem-humorada e a retomada de assunto, que permite que tudo seja bem assimilado. Além disso, os exemplos bíblicos são ótimos para facilitar o entendimento. Sempre vemos melhor os problemas nos outros do que em nós mesmos.

Um Contra: talvez a autora tenha extrapolado uma ou outra vez na interpretação das histórias bíblicas e forçado um pouco na comparação com a nossa vida. Sim, somos especiais, devemos saber quem somos em Cristo, mas há um enfoque muito grande na autoestima. É um livro de auto-ajuda que às vezes exagera no "você pode ser tudo o que quiser".

Um Diferencial: o livro é interativo, com espaços para o leitor responder às perguntas e desafios propostos pela autora. Não que eu cometeria o sacrilégio de escrever em um livro (rsrs brincadeira).

Uma Lição: há várias frases interessantes, mas vou destacar esta:
"Ao receber Jesus Cristo como Salvador, cada pessoa recebe um novo espírito e um novo coração, mas não recebe uma nova mente. A mente precisa ser renovada, como nos ensina Paulo em Romanos 12:2 'não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (p. 116)
É uma boa leitura, traz muitos ensinamentos e passagens bíblicas inspiradoras. Eu recomendo!