domingo, 5 de junho de 2016

Vivendo Provérbios





Vivendo Provérbios: Sabedoria Divina para os Desafios da Vida Moderna
Título original: Living the Proverbs
Autor: Charles R. Swindoll

Editora: CPAD
Páginas: 256

Ano: 2013/ original: 2012

Uma viagem através da sabedoria...


     Em mais um dos preciosos livros de Charles Swindoll, o autor nos convida a fazer uma viagem pelo livro de provérbios, destrinchando temas que, embora escritos há séculos, ainda ainda são 100% atuais.
     Aqui, o autor não comentou os 31 capítulos de provérbios na sequência, tampouco segregou os capítulos do próprio livro em concordância com as capítulos de provérbios. Charles optou por tratar 26 temas abordados pelos sábios ao longo de 26 semanas de leitura.
       Cada tema é discutido em 5 dias, com os intervalos dos finais de semana entre eles. Ao final de praticamente seis meses, você se sente tão familiarizado com o livro de provérbios que não é mais capaz de lê-lo da mesma forma.
      Muito longe, porém, de esgotar a fonte ilimitada de conhecimento desse tesouro que o Senhor nos deixou, o autor apenas dá um ponto de partida na nossa própria busca pela sabedoria, busca essa que tem como ponto obrigatório a Palavra de Deus.
    A cada semana, são tratadas as chamadas "engrenagens", que nada mais são que mecanismos que nos impedem de alcançar a verdadeira sabedoria.
     Veja algumas das 26 engrenagens:
Superficialidade
Analfabetismo bíblico
Língua descontrolada
Procrastinação
Preguiça
Desequilíbrio
Intolerância



PING-PONG

Como o livro me achou: sempre fui uma amante do livro de provérbios, principalmente depois que aderi àquela história de "um provérbio por dia ao longo de um mês", por conta dos seus 31 capítulos. Ele é fascinante, divertido e inspirador. Quando vi um livro que o abordaria em sua totalidade, escrito por um dos mais renomados pregadores, não tive dúvidas.

Discutindo o título: Provérbios não deve, jamais, ser uma filosofia de vida bonita que apreciamos de longe. Ele deve real e verdadeiramente ser vivido. Deus nos presenteou com ele, assim como aos que vieram antes de nós, com conselhos amorosos de quem quer que sejamos felizes em nossas escolhas. Os desafios de hoje são os mesmos que os daquela época, portanto ele deve, sim, ser mais do que praticado.

Um pró: os temas escolhidos pelo autor não poderiam ser mais amplos e contemplativos. Eles abrangem pessoas de todas as faixas etárias, condições sociais, sexos e em todos os níveis de relacionamentos.

Um contra: essa é uma questão minha, mas não gosto muito de livro feito para ser lido com determinada disciplina. Confesso que não fui muito pontual na leitura, pulando alguns dias e apressando outros. A sugestão, porém, é que se leia apenas um capítulo por dia e se pule os finais de semana. Nada mais, nada menos do que isso. Não conseguir fazer isso me frustra, mas é algo meramente pessoal.

Uma lição: é impossível tirar uma única lição desse tipo de livro, pois eu aprendi tanta coisa valiosa. Como porém, o livro de provérbios aborda sobretudo o tema da sabedoria, acredito que Vivendo Provérbios é uma demonstração prática que a sabedoria pode e vai influenciar tudo em nossa vida. Ignorá-la é uma opção, mas o preço a pagar por ela não, portanto temos que levar muito a sério essa questão. 

Um diferencial: a divisão dos temas é muito interessante. O autor pega um tema e as partes de provérbios que o abordam, e o estudo é em cima do texto bíblico. Além disso, ele ainda coloca exemplos muito práticos, trazendo um ótimo aproveitamento por essa contextualização.

Por que ler? Porque um estudo profundo e detalhado do livro de provérbios nos traz ensinamentos para toda a vida. Viver, mais do que apenas conhecer a sabedoria, nos fará ter a vida que o Senhor planejou para nós, uma vida boa, perfeita e agradável. 

Uma excelente reflexão que vai tocar em pontos cruciais da sua vida. A questão é: Você está pronto para esse confronto?

RECOMENDADO!