sábado, 23 de janeiro de 2016

Mentes Tranquilas, Almas Felizes



Mentes tranquilas, almas felizes: tenha uma vida à prova de conflitos e descubra os benefícios da paz interior
Título original: Conflict Free Living
Autora: Joyce Meyer
Editora: Thomas Nelson
Páginas: 176
Ano: 2010/ Original: 2008


O que a Paz ou a Discórdia podem fazer em nossa vida

     Este é um livro pequeno da grande Joyce Meyer, uma renomada autora cristã que sempre traz profundas reflexões através de sua história de vida e de percepções únicas do mundo espiritual que nos cerca. 
     O tema central de "Mentes tranquilas, Almas felizes" é a manutenção da paz em nosso meio para que possamos viver e aproveitar todas as bênçãos de Deus.
    Nossa sociedade nos faz viver em constante pressão, de modo que temos cada vez menos tempo para refletir e trabalhar em nossos relacionamentos. Mas não foi isso que Deus planejou para nós. Deus nos fez para vivermos plenamente em seu amor e alegria, através de relacionamentos harmoniosos com Ele, conosco e com as pessoas. Quando essa harmonia é quebrada, no entanto, vivemos angustiados, feridos e desanimados. E a raiz disso tudo nada mais são que os conflitos presentes presentes diariamente em nossa rotina.
     Jesus nos trouxe a Paz para que pudéssemos usufruir de suas bênçãos, mas Satanás trabalha incansavelmente para roubá-la de nós. A decisão final, porém, é nossa. Cabe a nós decidirmos como iremos responder a essas pressões.
"Se quisermos vivenciar o poder e as bênçãos de Deus, temos que resistir às tentações do demônio para suscitar discórdias." (p. 8)
O livro é dividido em três partes: 
I. Identificando os Sinais - que nós não estamos vivendo em harmonia e paz porque temos deixado a discórdia entrar em nossas vidas;
II. Curando os Relacionamento Problemáticos - que são a causa para essa desarmonia;
III. Liberando o Poder e a Bênção de Deus - através de uma atitude deliberadamente pacífica a despeito das circunstâncias.

Para quem quer ver restaurada a paz em sua vida e seu lar, este é um livro obrigatório.



PING-PONG:

Como o livro me achou: Este foi um presente do meu pai há muito tempo atrás, querendo me ajudar a viver de forma menos ansiosa e mais tranquila. Foi um tiro certeiro.

Discutindo o título: Apesar da Paz parecer ser uma questão mais espiritual do que uma disposição mental (sobretudo quando se trata da Paz de Cristo), a autora entende que a mente é o centro das decisões, e que seu estado influencia diretamente na alma. Logo, uma vez que a paz seja estabelecida em nossas mentes, nossas almas, poderão viver a alegria que nos foi proposta por Deus desde o princípio. Para tanto, como o título original nos propõe, devemos ter uma vida livre de conflitos.

Um Pró: Este é um livro muito prático, onde qualquer um pode se reconhecer travando as batalhas descritas no livro. Cada um tem a sua luta, mas há batalhas que todos nós passamos, e autora as identifica muito bem. Joyce tem um testemunho de vida maravilhoso de superação e vitória, e é capaz de se aproximar do leitor contando suas fraquezas, mas mostrando como é possível ser transformada pela ação libertadora do Espírito Santo de Deus.

Um Contra: Esta é uma ferramenta da autora, e tenho certeza que deve edificar a muitos, mas é para mim, particularmente, bem confuso quando ela coloca seus comentários pessoais dentro dos versículos bíblicos. Como eles são por vezes longos, acaba sendo uma digressão que faz perder a ideia do versículo como um todo.

Uma Lição: Evitar a discórdia a todo o custo. Isso não quer dizer que nunca devemos nos confrontar, nem que devemos fugir de todos os conflitos, mas é importante que saibamos distinguir discussões relevantes das que apenas servem apenas para o nosso ego. Além disso, se temos que entrar em conflito, é possível fazer isso em amor, de forma que haja edificação, e não divisão.

Um Diferencial: Ao final de cada capítulo, há uma revisão, algumas perguntas para reflexão muito pertinentes e uma oração final. É realmente um livro de estudo que pode ser muito bem aproveitado.

Por que ler?: Porque muito do sofrimento que passamos na vida poderia ser evitado com uma atitude pacífica da nossa parte. Nem sempre ter razão e provar isso nos dá vitória. Quando vencemos uma briga com quem amamos, saímos derrotados, e a percepção disso pode mudar nosso modo de agir, mudando assim tudo ao nosso redor.

Leitura obrigatória para todos os que, como eu, vivem em uma guerra sem vencedores.

RECOMENDADO!