terça-feira, 26 de julho de 2016

O Evangelho no Trabalho



O Evangelho no Trabalho: Servindo Cristo em sua profissão com um novo propósito
Título Original: The Gospel at Work
Autores: Sebastian Traeger e Greg Gilbert
Editora: Fiel
Páginas: 216

Ano: 2014



Leitura obrigatória para todos os que trabalham...


      Indispensável. Acho que a melhor palavra para descrever esse livro de valor imensurável. 
    Todos os que, um dia, já desempenharam algum trabalho, sabem as dificuldades naturais que acompanham a vida profissional de um cidadão. O que dizer, então, dos que, além de superar esses desafios, devem ainda fazê-lo aos moldes cristãos?
     Deus não criou o mundo e as leis que deveriam regê-lo como mero capricho ou com o intuito de nos enfadar. Ao contrário, tudo o que nos ordenou é para que encontremos plenitude e satisfação em sua presença, fazendo as coisas a seu modo e com o seu propósito. E, no nosso trabalho, as coisas não poderiam ser diferentes.
     Os autores, um empresário e um pastor que se uniram para trazer princípios bíblicos à rotina profissional, mostram como devemos evitar os dois extremos do trabalho: a idolatria e a indolência.
"O problema começa quando a nossa busca por satisfação, influência ou prestígio em nosso trabalho começa a fazer do nosso trabalho a fonte suprema de satisfação ou de significado para nós". (p. 31)
     Em contrapartida, podemos falhar em reconhecer os propósitos de Deus para nós no local de trabalho, negligenciando sua importância e dando o mínimo de nós.
     Não podemos nos esquecer que o trabalho é, na realidade, uma forma de servir ao Senhor, aprendendo a amar melhor a Deus e as pessoas. Essa ideia nos liberta da opressão que impomos a nós mesmos para competirmos com as pessoas e provar o nosso valor através das nossas conquistas.
     O livro também traz conselhos de como escolher um trabalho, baseado nas premissas: glorifica a Deus? Me permite viver uma vida piedosa? Provê para as minhas necessidades e me permite ser uma bênção para os outros?
     Além disso, aborda as questões de prioridades entre trabalho, família e igreja, como lidar com chefes e colegas difíceis, como ser um chefe cristão e, o ponto alto do livro, como partilhar o evangelho no trabalho.
     É um prato cheio para o cristão que procura sua motivação no ambiente de trabalho e quer servir ao Mestre da melhor forma possível.



PING-PONG:

Como o livro me achou: Esse foi um presente do meu pai para a minha irmã que, na época, passava por dificuldades no trabalho. É claro que não perdi a oportunidade e lacei o livro assim que pude.

Discutindo o título: A primeira vista, O Evangelho no Trabalho nos evoca a ideia do último tópico, "partilhando o evangelho no trabalho". Viver o evangelho, no entanto, abrange muito mais do que isso. É uma questão interior de  motivação e propósito. É entender o significado nosso na terra e como isso influencia todas as áreas, inclusive e extensivamente a área profissional. É fazer do seu trabalho o serviço, e não apenas servir em um momento do trabalho.

Um Pró: O livro é muito aplicável. O tempo todo você se vê concordando com a cabeça. imaginando -se perfeitamente no contexto descrito. E é totalmente baseado em princípios bíblicos, o que dá toda a credibilidade para os temas discutidos.

Um Contra: É difícil encontrar um ponto negativo nessa verdadeira relíquia. Tudo foi tão bem escrito, com tanta simplicidade para entendermos e tanta profundidade para refletirmos. Mas como uma crítica literária, que é o que me disponho a fazer nessas resenhas, acredito que, embora válidos, alguns princípios parecem um pouco utópicos, principalmente no que concerne a colegas de trabalho difíceis, seja na posição de submissão ou de autoridade.

Uma Lição: O trabalho que executamos é a forma como cumpriremos a nossa missão na terra.

Um Diferencial: A linguagem próxima dos autores, que nos levam mais a um bate-papo entre amigos do que a uma leitura devocional distante.

Por que ler?: Porque todos precisamos entender o propósito do que fazemos, ou estaremos escalando uma montanha penosa para descobrirmos que era a montanha errada.

Um livro obrigatório para todos os que querem entender o propósito de Deus em seu trabalho, seja ele qual for.

MUITO RECOMENDADO!