quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Adoração Bíblica



Adoração Bíblica: os fundamentos da verdadeira adoração.
Autor: Russell Shedd
Editora: Vida Nova
Ano:1987


Mais sobre adoração do que você poderia imaginar...

   Este é um daqueles livros que você se supreende a respeito da própria ignorância sobre um assunto que você julgava simples. Não que sejamos completamente alienados quanto ao tema "adoração", mas o Dr. Shedd traz uma forma nova e profunda de se compreender e praticar a adoração que Deus exige.
"Se a nossa visão a respeito da adoração não for clara, certamente não estamos adorando da maneira como Deus espera." (p. 7).
    Adoração envolve obediência, temor e pessoalidade. Adorar significa render-se, servir e reverenciar. Devemos adorar com todo o nosso ser e com todos os nossos sentidos. 
    A adoração envolve preparo. É preciso buscar, se auto-avaliar, se arrepender, meditar, e manter uma alta expectativa de encontro com Deus.
     A adoração tem princípios: dependência, união, comunhão, reconhecimento da grandeza de Deus, paralelismo nas Escrituras e prioridade.
   A adoração produz efeitos: segurança, comunhão, santificação, visão transformada, evangelização e preocupação com a alegria de Deus.
  A adoração tem obstáculos: atitude incoerente, exterioridade e tradicionalismo, rotina, mundanismo, pecado não confessado, desinteresse e ingratidão, preguiça e negligência.
    Isso é só um pouco do muito que é adorar a Deus.


PING-PONG:

Como o livro me achou: Esta obra faz parte da bibliografia do Curso de Capacitação Ministerial da minha igreja para a disciplina "Princípios bíblicos de louvor e adoração". Excelente literatura para estudo e meditação.

Discutindo o título: Muito tem se falado a respeito de adoração, mas a adoração que não é bíblica não é adoração. É Deus, o objeto do nosso louvor, quem deve ditar como deve ser adorado.

Um Pró: O livro traz várias questões importantes e pouco discutidas a respeito de adoração. Acredito que é um tema bastante negligenciado pela Igreja do Senhor na atualidade, e precisa ser levado com mais seriedade, uma vez que este é o propósito maior da nossa existência.

Um Contra: Apesar da relevância do assunto, acredito que o autor acabou se estendendo muito e até se perdendo em algumas partes, divagando e fugindo dos temas, o que tornou a leitura um pouco cansativa.

Um Diferencial: A profundidade e a novidade sobre o assunto adoração.

Uma Lição: Um aprendizado que levarei sempre comigo agora na hora de adorar é o preparo para a adoração. Isso mudou a minha forma de me aproximar do grande Deus.

" O culto não tem o propósito principal de agradar aos participantes, mas, sim, conduzi-los na direção de uma adoração aceitável a Deus. Por isso, devemos nos lembrar a cada instante que a condição de um "verdadeiro adorador" só será alcançada se os participantes se prepararem conscientemente." (p. 66)
 
     Um livro essencial para quem quer aprender mais sobre o que Deus preparou para nós através da prática da adoração. Um cristão nunca mais é o mesmo depois que experimenta a vida plena que o Senhor concede àqueles que cumprem seu propósito de vida que é adorar a Deus em Espírito e em Verdade.