sábado, 14 de julho de 2018

Vida



Vida
Autora: Marjorie Esquina Navarro
Editora: Garimpo
Páginas: 253
Ano:2017

Porções das mais belas adorações


É com imensa honra que apresento o livro da minha amiga e irmã em Cristo Marjorie. Honra porque apresentar os frutos poéticos de uma missionária é um privilégio para mim, e mais ainda por ter essa oportunidade na qualidade de alguém que conhece essa valorosa mulher e a tem como amiga.

Esse é um livro de poesias e alguns contos, escrito com singeleza e muita sensibilidade. Não é um livro para se ler rápido, já aviso. As poesias são como trufas, para serem saboreadas em porções por dia e, assim, poder aproveitar ao máximo todas elas. Também não acho que seja um livro para se ler uma só vez. A cada momento da vida, é bom ter por perto uma poesia que expressará exatamente a gratidão, o medo e o louvor do nosso coração.

Isso tudo, sem contar com a belíssima diagramação em cada página, mostrando a delicadeza e a feminilidade das rosas, que vem para emoldurar ainda mais suas belas palavras.

"Só quem conhece o futuro
É Aquele que conhece o teu passado
Sem nada lhe ter perguntado
E te deixa viver o presente."(p. 136)


PING-PONG

Como o livro me achou: Através da própria Marjorie, é claro, lançando para a nossa igreja essa obra abençoadora!

Discutindo o título: Vida. Uma palavra tão simples, com significado tão amplo. Confesso ser difícil imaginar sobre o que seria o livro, apenas com o título, mas, após a leitura, percebi que os textos falam todos sobre ela: a vida. Nossa vida. A vida que Deus nos deu e que podemos oferecer a Ele. Vidas impactadas, transformadas e rendidas a Ele. Uma poética celebração à vida.

Um pró: A poesia, por si só, já é uma estrutura narrativa muito bela. Ela é romântica, é clássica, é estruturada, por isso é tão apreciada. Louvar a Deus com poemas é maravilhoso. É como o mais famoso salmista, Davi, homem segundo o coração de Deus. Versos que provém do louvor do autor e que levam o leitor a louvar também.

Um contra: Imagino que o livro tenha seguido uma ordem cronológica. A sensação que dá ao ler é que estamos invadindo um diário pessoal da autora, pois há revelações de sentimentos profundos que só compartilhamos na intimidade dos cadernos. Senti, no entanto, a falta de uma sequência encadeada entre os temas, que passasse uma mensagem por si só. Mas nada que comprometesse a leitura, pois se foi em ordem cronológica, não deixou de ter o seu significado e sua própria mensagem.

Um diferencial: O que faz com que esse livro me pareça diferente de todos os outros que já li do gênero é que parece realmente ter vindo direto do coração. Não há uma preocupação exacerbada com a forma, a métrica, as rimas, desejando ser belo pela estrutura. É belo por natureza, porque mostra um coração sincero querendo louvar, uma prece, uma declaração de amor que não está preocupada com a poesia, mas que vira poesia.

Uma lição: O louvor está em cada linha, cada ideia, cada ponto e cada vírgula. O louvor de quem canta, mas o louvor de quem age também. O louvor da fé com obras, demonstrada pelas obras. Acho que é o louvor que todos nós precisamos oferecer ao nosso amado Deus!

"Usa-nos, Senhor, onde estamos,
Para que quando estivermos
No campo, na Terra Prometida,
Lembraremos que o Senhor
Começou aqui, a grande obra." (p. 63)

Por que ler?: Porque é um livro realmente bonito de se ler! Porque ele parece, à princípio, despretensioso, mas tem a capacidade de acalmar o coração agitado, mostrar confiança, mostrar amor. É um livro que trás a paz da presença de Deus, porque fala sobre Deus e fala com Deus. Só posso dizer que você precisa ter um desses na sua casa! Louve também!

"Louvor
É agradecer-te, oh, Deus!
Pelo que tu és e não pelo que fazes,
É olhar para o alto e dizer-te obrigado,
É cantar... orar... chorar... falar-te...
O quanto és grande,
Não porque tu precisar ouvir!
Mas porque eu preciso falar." (p.38)