quarta-feira, 14 de março de 2018

Deus Está no Controle


Deus está no controle - esperança e encorajamento para o seu dia-a-dia
Autor: Max Lucado
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 203
Ano: 2011 (original)/ 2012 (Brasil)


A verdade que nos dá paz


   O mundo pode estar um caos. Os problemas, aumentando mais e mais a cada dia. Nossa fé, pequena como nunca. Mas, quando Deus está no controle, sabemos que tudo ficará bem.
   Este não é um livro novo de Max Lucado. É uma coletânea das mais inspiradoras mensagens que o autor trouxe ao longo dos anos através de seus livros de sucesso.
   Seja através da bíblia, da igreja, da cruz, da fé, da graça, e de muitas outras maneiras, podemos perceber que Deus não só tem o conhecimento de tudo o que nos acontece, mas está no mais absoluto controle. E, ao analisarmos de perto cada um desses temas, as pepitas do que Max Lucado já nos tinha trazido através de belas obras como "Aliviando a bagagem", "Simplesmente como Jesus" e "Ouvindo Deus na tormenta", encontramos verdadeira paz, na certeza de que nossos piores problemas, questionamentos e incertezas, nas mãos de Deus, se tornam fonte de bênçãos para nós.


PING-PONG

Como o livro me achou: Para ser sincera, não me lembro do dia que comprei esse exemplar. Só me lembro de ter a certeza de que algo de excelente viria desse autor que tanto admiro no meio cristão, e a vontade de ver o controle de Deus em tudo meu redor. Ah, o livro ainda veio com um adesivo com o título, para colar no carro, em casa, no trabalho, em qualquer lugar para nos lembrar quem está, de fato, no controle de tudo.

Discutindo o título: Seja na tribulação, no dia mau, no melhor momento de nossas vidas, Deus esteve e sempre estará no controle de tudo. É tudo o que precisamos para termos coragem de seguir em frente.

Um pró: Coletâneas são sempre interessantes porque reúnem o melhor do autor em um só lugar. Foi mesmo uma ótima seleção de trechos dos sucessos de Lucado para nós.

Um contra: O pró tem, porém, um viés negativo. Trechos sempre perdem algo da íntegra. O contexto foi omitido em muitas passagens, embora estas pudessem ser compreendidas e atendessem ao propósito de ilustrar algo que Max Lucado já tivesse dito sobre o tema. Outra questão é que eu comprei o livro imaginando ser uma obra inédita, até porque já li inúmeros livros do autor. A organização está excelente, mas senti falta de alguma consideração exclusiva que ele fizesse para esse livro.

Um diferencial: Bem, nunca tinha lido coletâneas assim. Fico pensando no quanto um autor deve produzir para, um dia, fazerem um livro novinho só com passagens do que foi escrito em livros anteriores. Deve ser algo mesmo maravilhoso.

Uma lição: Uma vez que cremos no poder e amor de Deus e sabemos que tudo está sob seu sábio controle, devemos focar, com ousadia, em suas promessas, deixando os nossos problemas e inquietações em suas mãos.


"A confiança de Deus nos deixa ansiosos por fazer o que é certo. Essa é a genialidade da graça. A lei pode nos mostrar onde estamos errando, mas não pode nos deixar ansiosos para fazer o que é certo. A graça pode." (p. 160 - texto extraído de Nas Garras da Graça)

Por que ler?: Para os admiradores desse autor tão sensível e que ensina a Palavra de Deus de forma tão simples e poética, este livro certamente trará o melhor para você no tempo de crise. Afinal, Deus está no controle, nunca duvide disso!