sábado, 14 de janeiro de 2017

Conselhos Importantes para Novos Cristãos



Conselhos importantes para novos cristãos
Autor: Fernando Angelim
Páginas: 215
Ano: 2016


Conselhos importantes para TODOS os cristãos



     Sempre que começamos uma empreitada, é sábio adquirirmos conselhos com alguém mais experiente que nós em tal área. Com uma vastidão de possibilidades, é quase certo que tomaremos muitas decisões erradas. É assim com todo o mundo, em todas as épocas. Uma frase, porém, atribuída a Augusto Cury diz que "uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, mas uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros". Logo, um livro de conselhos de alguém experiente, bem à frente de uma jornada que você está apenas começando, certamente se fará muito útil.
     Então aconteceu. A mensagem do evangelho te atingiu como uma flecha certeira e você se rendeu ao irresistível amor de Cristo. No entanto, entre esse primeiro amor avassalador e o "viveram felizes para sempre", há uma jornada inevitável pela qual devemos passar. E como um novo cristão terá maturidade para discernir toda a avalanche de coisas que passa a ver, agora que as escamas caíram dos seus olhos? Falsos mestres não faltarão, amigos e familiares não se calarão, e o seu coração, simplesmente não saberá para onde se focar.
     Mas a Verdade existe e pode ser conhecida, e este livro certamente fala dos principais temas do cristianismo de uma forma fidedigna de um pastor comprometido com a Palavra, que pode ser facilmente aferida por qualquer cristão maduro que baseie seus ideais nas Escrituras Sagradas, e não apenas em sua falha opinião.
     O texto é coeso, de compreensível linha de raciocínio e com tantas citações bíblicas que faz com que difíceis assuntos se tornem um bom bate-papo entre pastor e ovelha.
     Além disso, ao fim de cada capítulo, há uma seção de dicas práticas para aplicação do tema estudado e as doutrinas abordadas, caso o cristão deseje aprofundar a sua busca pelas verdades bíblicas. Enfim, um material mesmo completo, que muito me agregou e, com certeza, te agregará também.



PING-PONG

Como o livro me achou: Com a venda de artigos para a campanha missionária da igreja, este livro me chamou a atenção, pois era justamente destinado para os novos cristãos que seriam alcançados em missão na África. Conhecendo minha paixão literária, um irmão me assegurou que seria uma leitura abençoadora, e sem dúvidas, o foi.

Discutindo o título: A verdade é que achei o título um pouco subestimado. Os preciosos conselhos presentes nessa obra abençoam tanto novos cristãos como os cristãos mais maduros. Como alerta o autor, existem questões que devem estar muito firmes em nossa mente, questões básicas que não devem ser apenas compreendidas na superficialidade, ou na simplicidade e até ignorância do "é porque é". Estamos lidando com vidas, almas e destino eterno, portanto, devemos ter plena consciência de tudo o que fazemos e para quem o fazemos.

Um pró: As muito pertinentes citações feitas elevaram sobremaneira o nível desse livro. Além da própria Escritura, que não poderia jamais ser deixada de lado em livros como este, ainda há grandes teólogos envolvidos, dialogando com o texto de uma forma magistral que o autor foi capaz de organizar em seus debates.

Um contra: A elevação intelectual e teológica, porém, tiveram um preço: a acessibilidade. A linguagem elaborada, apesar de muito bem articulada, requer um conhecimento prévio de termos e doutrinas que, para nós habituados a igrejas e cultos é bastante familiar e compreensível, mas creio que um pouco difícil para os novos cristãos, verdadeiro público-alvo desta obra.

Um diferencial: Gostei muito da disposição dos textos, da divisão dos capítulos e das tabelas explicativas. Para pessoas, como eu, muito visuais, poder ter essas ferramentas didáticas torna tudo mais fácil e claro.

Uma lição: Na velha discussão sobre a perda ou não da salvação, uma resposta direta que, creio eu, pode contentar os dois lados:

" Se ele nunca mais voltar e não acontecer nada com ele, isto é uma evidência de que de fato este nunca foi convertido, nunca foi regenerado, estava no nosso meio, mas não era dos nossos (I Jo 2:19).
A outra possibilidade é que o Pai irá discipliná-lo para que ele volte ao arrependimento, pois o Pai corrige o filho a quem ama (Hb 12:6) e nenhuma de suas ovelhas será arrebatada de suas mãos (Jo 10:28)." - p. 60

Por que ler?: Porque nesse mundo decaído, há muita deturpação das doutrinas cristãs. Com cada vez mais "igrejas" surgindo com cada vez menos evangelho, é essencial que novos cristãos tenham um material sadio para auxiliá-los nessa jornada e que os cristãos mais antigos revejam e mesmo retifiquem seus conceitos, para não tropeçarem. Como o Senhor diz no livro de Oséias, "o meu povo se perde por falta de conhecimento". E nessa jornada da vida, a última coisa que desejamos é nos perder do único caminho que salva.

Duas citações do autor que vou levar pra vida:
"O precipício que há entre o mundo e o povo de Deus é intransponível, sem a obra do Espírito de Deus. Portanto, algo terrivelmente trágico acontece quando os crentes começam a desejar os aplausos deste mundo perdido." - D. A. Carson
"Em coisas essenciais, unidade; nas não-essenciais, liberdade; em todas as coisas, caridade." - Rupert Meldenius

Não deixe de conferir essa abençoadora obra.

RECOMENDADO!!!