sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cristão Contagiante



Cristão Contagiante
Título original: Becoming a Contagious Christian
Autores: Bill Hybels e Mark Mittelberg
Editora: Vida
Páginas: 277
Ano: 2011 (Brasil)

A faísca que faltava para uma explosão na sua fé...


     Quando você vê "Hybels" na capa de um livro, já sabe que vem coisa extraordinária por aí. E esse livro, certamente, não decepciona. Bill sempre nos instiga a buscar mais de nós mesmos e de Deus, com seus livros impactantes e desafiadores. Depois de ler "Descontentamento Santo", e descobrir que nossa insatisfação com relação às injustiças do mundo, quando em consonância com a insatisfação do próprio Deus, pode transformar nossa forma de ver as calamidades, em "Cristão Contagiante", você ganha ferramentas para cumprir a Grande Comissão, idealizada pelo Mestre Jesus, no famoso IDE.
     A proposta é didaticamente e muito aplicadamente expressa na simples, porém desafiadora, fórmula:
AP+PI+CC=MI
     Não, não é coisa de outro mundo. Nem motivo para quem (como eu) foge das exatas, sair correndo desesperado. É a aplicação da nossa missão como cristãos no mundo, de ser sal e luz da terra.
     O objetivo de ser um cristão contagiante é trazer o Máximo Impacto para os que ainda não conhecem o amor de Cristo, impacto esse que nós mesmos experimentamos um dia, o que transformou da água para o vinho toda a nossa vida. Para isso, no entanto, temos que ter um testemunho de Alta Potência, ou seja, o sabor do sal. Mas nada adianta todo esse potencial se o sal não estiver ao alcance das pessoas, por isso precisamos de uma Proximidade Intensa, capaz de influenciar e atingir nossos familiares e amigos, e "temperar" efetivamente esse contato com uma Comunicação Clara, que descreva com precisão e clareza a mensagem poderosa do evangelho. Se tivermos essas armas, nada poderá deter a amorosa mão de Deus sobre quem também temos aprendido a amar.
     O livro é simplesmente sensacional, do tipo que nos perguntamos: "Por que não li isso antes? Teria feito toda a diferença para mim". Fato é que ainda é tempo de colocarmos em prática o que Jesus nos ensinou, e eu aconselho a não perder mais tempo, tornando-se já um cristão muito contagiante!

"Antes de nos tornarmos cristãos extremamente contagiantes, precisamos ter uma vida que convença as pessoas de que temos a doença!" (p.69)


PING-PONG

Como o livro me achou: Na livraria do sensacional congresso de liderança cristã, The Global Leadership Summit, desse ano. Para quem não conhece o evento, recomendo muito que pesquise a respeito dessa obra transformadora da associação Willow Creek.

Discutindo o título: Acho que mais do que discutir o título, queria comentar a respeito da capa do livro, que achei fantástica e totalmente representativa do conteúdo dessa obra. O fogo é altamente contagioso, mas contagiar outros fósforos que, por sua vez, terão o potencial de incendiar outros pontos, traz a possibilidade de um incêndio de grandes proporções. E nosso maior sonho é ver esse Brasil e o mundo da nossa geração verdadeiramente incendiando pelo amor de Deus.

Um pró: Livro altamente aplicável, que não só aponta para o que devemos fazer quanto cristãos, mas dá ferramentas que os próprios autores lançaram mão para vencer os desafios naturais dessa grande empreitada.

Um contra: Nada que prejudique o desafio proposto, mas os exemplos dados pelos autores acabaram sendo bastante contextualizados para a cultura da América do Norte. No entanto, se soubermos contextualizar para a nossa realidade, a verdade e o princípio permanecem os mesmos.

Uma lição: 
" Nenhuma iniciativa terrena é tão importante quanto o negócio de levar pessoas perdidas à cruz de Cristo." (p.267)

Um diferencial: Acredito que esse tenha sido um dos livros mais aplicáveis que eu já tive a oportunidade de apreciar. Não é daquele tipo que te sugere o que fazer, mas que você diz: "ótimo, concordo plenamente, mas onde me encaixo nessa história?". De qualquer forma, Bill não perde a oportunidade de apostar todas as fichas em nós, leitores, insistindo nas proporções globais que nossa ousadia pode ter. Bem, tendo em vista o que ele mesmo alcançou, e que ele aponta o caminho que trilhou para tal, é possível mesmo que isso venha a acontecer. Que venha, então, o desafio!


Por que ler?: Porque investir em vidas é o melhor investimento que podemos fazer nesse mundo, com rendimentos eternos garantidos pelo Pai. Pode ser que já estejamos no caminho certo; pode ser que o livro não consiga mostrar como, na sua esfera de influência, com a sua personalidade, você consiga se tornar o tal cristão contagiante; mas adquirir mais munição e ferramentas para isso dificilmente será em vão. Posso apostar nisso!


Não deixe de ser impactado com essa obra motivadora, o mundo te espera e Deus também!

MUITÍSSIMO RECOMENDADO!!!